SEJA BEM VINDO!!!


Diante de uma vitória, não pare!!Diante de
uma derrota, não desanime!!Nem sempre uma vitória significa a glória...Nem
sempre uma derrota significa o fim..


quinta-feira, agosto 01, 2013

A espera do Noivo

A espera do Noivo

"Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco dentre elas eram néscias, e cinco prudentes... e tardando o noivo foram tomadas de sono e adormeceram. Mas à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro!... As néscias disseram às prudentes: dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando... e saindo elas para comprar chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta. Mais tarde chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, Senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: em verdade vos digo que não vos conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora". Mateus 25.1-13.

Nos casamentos, uma das tradições que tem perpetuado-se pelos anos, é a noiva chegar atrasada. Somente quem já foi o noivo, sabe como este atraso, aumenta ainda mais o nervosismo. Além de ter que agüentar as piadinhas: "Ela não vem mais - pensou melhor e desistiu...". Me chama atenção o texto acima, pois além de relatar que as noivas tiveram que esperar, destaca que o noivo, não tolera atrasos, e não aceita as que chegam atrasadas. Será que ele não conhece a tradição? Ou quem seria ele para quebrá-la? È claro que o texto não nos fala de um casamento comum, mas sim da união entre o noivo que é Jesus Cristo e sua noiva a Igreja, ou mais simples: entre o Salvador Jesus e os que foram salvos pela sua graça. Fala que as noivas tiveram que esperar pelo noivo, porque como igreja esperamos pelo Salvador. Mas destaca principalmente, que somente as que estavam preparadas, é que puderam entrar com ele para a grande festa no céu, enquanto que as despreparadas, as atrasadas, ficaram de fora e ainda tiveram que ouvir: "Não vos conheço". E você, está preparado ou não? Pronto no momento certo, ou atrasado? Será que você está à espera do noivo?

As néscias, e as prudentes- Vivemos novamente a época do advento - preparação para a vinda do Salvador - Jesus conta-nos a história de dez virgens (moças puras, incontaminadas, como um noivo decente quer para ser sua esposa), as quais simbolizam a igreja ou os cristãos de hoje (quando falamos de igreja, não significa o Templo, a construção, mas sim nós mesmos, os filhos de Deus, os cristãos) destacando principalmente que a igreja, pode estar, ou não estar preparada para a sua vinda. A princípio, não há nenhuma diferença entre elas; as 10 eram virgens, tinham suas lâmpadas, tinham azeite, tinham luz - na igreja hoje poderia ser; todos os membros, eles participam, todos tem a Bíblia (ou quase todos) Sl. 119.105, ou a lâmpada e a luz, ouvem a mesma palavra, etc.

Logo começa a parecer as diferenças; 5 eram néscias, e 5 prudentes (as néscias, tinham pouco azeite, e não se preocuparam em ter mais, as prudentes, levaram azeite suficiente - o azeite poderia ser a fé, a obediência, a consagração, que uns acham que não precisam ou um pouco basta, e não se preocupam com mais, enquanto outros procuram ter em abundância). Simbolizando os cristãos que vivem preparados para a volta de Jesus, e os que não se preocupam com isso.

Néscio - segundo o dicionário - é alguém que não sabe ou ignora algo. Quantos são aqueles que mesmo estando ou não em uma igreja, não sabem sobre a volta de Jesus, nunca ninguém pregou sobre isso, não ouviram, não lêem na Bíblia; mas maior ainda é o número dos que ignoram, não acreditam, duvidam, acham uma bobagem, conversa do pastor para assustar... e por isso não se preparam. Infelizmente, há muitos "néscios" dentro da igreja, que não dão valor a palavra, que não aceitaram a Jesus, que não vivem consagrados a Ele.

Prudente - é a pessoa sábia, precavida, preparada. Louvado seja Deus, porque há na igreja, muitos prudentes, que vivem uma vida cristã verdadeira e plena. Possuem muito azeite espiritual, buscando e servindo ao Senhor de coração, estes estão preparados, para a vinda de Cristo, que se dará a qualquer momento. Qual dos dois grupos você está? É néscio ou prudente? Não pode dizer que não sabe, pois agora ouviu, não pode ignorar, pois é plena verdade, mas pode ser prudente, aceitar e preparar-se.

Ouviu-se um grito; eis o noivo- Você sabe qual é esse grito? É o mesmo que estou dando através desse artigo; Jesus está voltando, prepare-se, saia ao seu encontro. Analise os sinais de sua volta, em Mateus 24, 25 e 26, bem como toda a palavra de Deus, e verá se não é verdade. Este grito está ecoando em todas as partes do mundo.

Por que é necessário gritar? Especialmente pelo que diz o verso 5, "tardando-se o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram". A maioria dos cristãos estão dormindo, no conforto, luxo, prazer e glória que o mundo oferece, fazem de seus pecados um travesseiro de descanso. A maioria dos que estão nas igrejas, preocupa-se mais com seu bem estar, trabalho, garantir futuro para si e para a família, sem falar nos que pouco ou nunca vem a igreja, e chegam roncar de tanto dormir espiritualmente. Por isso é necessário gritar, por isso eu estou a gritar, e você que é cristão também o deve, para acordarmos o maior número de pessoas, afim de que creiam em Cristo, e vivam a vida espiritual, sem murmurar, sem pensar só em direitos, mas cumprir seus deveres de cristãos, sem achar desculpas, ou motivos para deixar Deus e a igreja em segundo plano. Vamos gritar o mais alto que pudermos, convocando todos para levantarem-se do comodismo, do sono espiritual, e de fato encher suas lâmpadas (vidas) do poder de Deus, viver a plenitude do evangelho, e não só de fachada, e sair realmente ao encontro do noivo, sem fingimento, ou apenas de palavra, mas de fato e de verdade (I Jo. 3.18). A palavra também grita; Efésios 5:14 "Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará".

O Noivo não tolera atrasos- O grito acordou as noivas, elas começaram a preparar-se, e aí notou-se finalmente a grandiosa diferença que havia entre elas: as prudentes prepararam suas lâmpadas, pois tinham azeite suficiente, ao passo que as néscias perceberam que não tinham mais. Até quiseram arrumar em cima da hora, pensaram em emprestar das outras, mas não foi possível, saíram então para comprar mais, mas foi nesse momento que o noivo chegou, levou consigo as prudentes, e fechou-se a porta. Isso nos mostra que toda aquele que deixa para acordar em cima da hora, poderá descobrir que lhe falta algo; para quantos que irá faltar na última hora a autenticidade da vida espiritual. Milhares são cristãos da boca para fora, sabe falar bonito, até defendem o cristianismo, mas isso é exterior, não vivem interiormente para Jesus, pois além de estar a dormir, nunca fizeram dele a coisa mais importante da vida, não tem tempo para orar, ler a bíblia, ir a igreja, e ainda tem uma desculpa para tudo. Contudo nesse último momento, perceberam claramente, que não eram o que achavam ser, que suas lâmpadas estavam interiormente sem azeite.

As néscias ainda tentaram correr atrás, bater na porta fechada, clamar pelo noivo, mas tiveram que ouvir; "Em verdade vos digo que não vos conheço" (v. 12). Eis a grande questão, não basta dizer que conhece a Jesus, é preciso ser conhecido por ele. Jesus é constantemente apresentado para você, será que você já se apresentou a ele? Esta apresentação se faz como o publicano de Lucas 18:13 "Ó Deus, tem misericórdia de mim, pois sou pecador". Deus só conhece os que se apresentaram a ele em humildade, arrependidos, clamando pela graça e perdão. Os que tem uma vida de comunhão e consagração diária com ele. Você já fez isso? Do contrário, pode até na última hora correr atrás, buscar azeite, clamar e bater a porta, contudo, lembre-se; O noivo Jesus, não tolera atrasos. Diante dele chegar um segundo atrasado, e chegar tarde demais! Por isso ouça o grito, e procure viver cada dia preparado. Não chegue atrasado, para não ficar de fora da festa, e do céu. Lembre-se o que Jesus diz: "vigiai pois, porque não sabeis o dia nem a hora". Você está preparado?

Reflita ainda no verso: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade". Mt. 7.22-25. Saiba que Cristo quer que nós como sua igreja sejamos como uma virgem pura, sem mácula, que foi purificada pelo seu sangue, e que não chegue atrasada, mas que esteja preparada, seja prudente, e tenha uma vida cheia do azeite da consagração, fé e comunhão com ele. Ouça esse grito: Jesus está voltando, você está preparado? Reflita nesse tempo de advento, sobre sua preparação para a Segunda vinda de Jesus. E que Deus o abençoe.

Paulo Aguilar

Um comentário:

  1. Essa palavra é realmente forte. Estes dias, eu ouvi o bispo da minha igreja que pregou sobre o versículo: "Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá" Salmos 91:7. Ele disse, e isso foi uma revelação, que mil cairão ao teu lado, porque ao teu lado estão as pessoas próxima, ou seja, da própria igreja, e da forma forma, os 10 mil do outro lado, são próximas também, também de dentro da igreja, mas quem estiver com o Senhor não cairá. São poucos os que vão se salvar, e muitos que estão na igreja de Jesus Cristo não irão se salvar. É coisa para se pensar. Eu quero ser o que está focado no Senhor, e não os milhares que estarão em volta do escolhido que cairão. Bênção de palavra ein?

    ResponderExcluir